terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os vários "Brasis" da Banda Brasis

É como estar em todas as partes do Brasil. 
É sentir o gosto das cores vindas das camisetas coloridas.
Uma explosão de nós e da arte!

A Banda Brasis, da Paraíba, abriu na segunda-feira (20/09)  mais um dia do XIV Enearte na Concha Acústica em Ouro Preto. O frio não deu trégua, imagine só sair da Paraíba e encarar a noite dessas bandas de cá. 

A Brasis surgiu em 2009, tendo como repertório releituras de canções tropicalistas. No início, o grupo participou do tradicional "Festival Canta Torre" e do "Circuito Cultural das Praças". A partir daí, a banda começou aparecer no cenário da música popular de João Pessoa. Rafa Araújo (vocal), Milena Medeiros (violão), Eliza Garcia (bateria), Katiusca (percussão), Goes (contrabaixo) Igor D´Angelis (guitarra), Diego Souza (cello) e Marina Pessoa (malabares e figurino), fazem parte do grupo. 

A banda me fez sentir que podemos, através da música, resgatar os vários "Brasis" que temos dentro de nós. E não somente por meio das canções, mas também do figurino recheado de cores, como uma paleta de um pintor. Na Concha Acústica do campus da Ufop, uma miscelânea de ritmos se fez em meio a uma tenda de circo colorida. Imagino que a batida do maracatu, o groove, a ciranda dentre outros elementos, vão ficar enraizados no palco e em todo ambiente. 


E mais do que um resguarde a tradição brasileira, a banda transcende a essa tradição, no sentindo de reconstruir e traduzir a cultura de uma maneira própria e singular. 


No meio do show, uma roda orgânica recheada de gente do Brasil inteiro se configurou. Lá estava o fogo, reluzindo nos olhares atentos de toda aquela gente. Os fotógrafos alvoroçados clicavam ferozmente suas máquinas. O fogo criou desenhos no ar, e por um momento, senti medo daquela luz que chegava  próxima aos meus olhos. 


É como estar em todas as partes do Brasil. 


Conheça a Banda Brasis pelo site - www.myspace/bandabrasis

Um comentário:

  1. Seu relato me deu arrepio... que belas palavras para suas sensações... Foi mágica a apresentação no Enearte, todos contribuiram para aquecer aquela noite!!! Agradecida pela força!! 2:O) M.P.

    ResponderExcluir